Negócios GPA

GPA Malls


O ano de 2013 materializa a mudança estratégica de posicionamento do GPA Malls, que ganhou o status de unidade de negócio do Grupo. Com isso, a área deixa de ter um perfil direcionado apenas para a execução de obras para assumir um posicionamento focado na concepção e gestão de espaços comerciais.

Esse movimento foi consolidado em 2013 com a contratação de um time de profissionais com expertise em diferentes segmentos de atuação: mercado imobiliário, shopping center, franquias etc. Ao todo, foram estruturadas seis diretorias para atender às diferentes e novas demandas que surgiram com o novo posicionamento da área.

Os projetos desenvolvidos no ano já foram trabalhados com ênfase em três vertentes que passam a direcionar a atuação de GPA Malls:

> ganho de custos, com foco no desenvolvimento de soluções eficientes e com melhor retorno financeiro;
> busca pela qualidade dos projetos e dos ativos construídos, em relação à eficiência, durabilidade, atratividade para o consumidor e inovação;
> olhar diferenciado para o mercado imobiliário, com o desenvolvimento de projetos capazes de gerar maior tráfego e rentabilizar melhor os pontos.

O resultado dessa mudança estratégica foi materializado com a entrega de mais de 40 mil m² de área bruta locável (ABL) no ano, o que permitiu ao GPA encerrar 2013 com 286 mil m² de ABL, um incremento de 18,4% em relação a 2012.

O foco na expansão de ABL reforça o posicionamento multinegócio do Grupo, atuando em um mercado com níveis de rentabilidade superior à média do varejo nacional. Durante o ano, o trabalho desenvolvido esteve focado na identificação de espaços entre as galerias atuais que possibilitassem uma utilização mais eficiente do ativo existente. Também foram testadas novas abordagens, que culminaram com o desenvolvimento de uma nova marca e um modelo de atuação inovador.

Shopping de vizinhança

A principal iniciativa promovida no ano foi a criação da marca Conviva, utilizada para nomear um modelo trazido pelo GPA ao Brasil: o shopping de vizinhança.

Apoiados nos conceitos convivência e conveniência, foram inaugurados dois estabelecimentos com essas características: o Conviva Américas, no Rio de Janeiro, e o Conviva Minas, em Belo Horizonte.

Esse modelo de negócio permite que o cliente resolva em um único local suas necessidades diárias de compras, serviços e alimentação. Em ambos, o destaque fica para o estabelecimento de parcerias com grandes players do varejo, que garantem a complementaridade entre as categorias com o objetivo de formar um complexo multiúso para atender às demandas dos consumidores, e para a realização de atrações especiais e espaços de interação com a comunidade.